Consultor de Marketing Digital Vs. Agência Tradicional
17 abr 2016

Consultor de Marketing Digital Vs. Agência Tradicional

Muitos empresários ficam na dúvida se devem contratar um consultor de marketing digital ou uma agência tradicional. Esta dúvida surge porque o modelo de agência é mais expandido por trabalhar com mídias tradicionais, no entanto o de consultoria em marketing digital foi ganhando espaço junto com a expansão da internet. É um modelo inovador que vai além da criação de anúncios. Ele estuda profundamente o público alvo, estuda seus problemas, para apontar as soluções e cria estratégias para gerar vendas de imediato e recorrente. Foca na fidelização de clientes através de relacionamento, um ponto tratado no livro Marketing 3.0 de Philip Kotler.

Kotler ressalta que os clientes não devem ser tratados como meros clientes, pois são seres complexos que desejam ter suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismos satisfeitos.

O Consultor de Marketing Digital, não se prende ao passado, leva em consideração a nova era de consumidores que se faz presente nas redes sociais, na internet como um todo, e exige uma postura diferenciada das empresas, está sempre atento para desenvolver estratégias que entreguem valor às pessoas e de alguma forma ajude a tornar o mundo um pouco melhor.

Philip Kotler faz uma lista de 10 “credos” do Marketing 3.0, vou listá-los abaixo, caso queira ver um resumo do livro feito por Marcio Okabe, clique aqui.

  1. Ame seus clientes e respeite seus concorrentes.
  2. Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar.
  3. Proteja seu nome, deixe claro quem é você.
  4. Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você.
  5. Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo.
  6. Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas.
  7. Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros.
  8. Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços.
  9. Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega.
  10. Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final.

O Google já sabe disso

O Google criou suas 10 verdades e colocou como número um: Concentre-se no usuário e tudo mais virá. Quer ver as outras 9 verdades? Acesse por aqui ! Com base em tudo que você leu até agora, faz todo sentido ele ser o número 1 em seu segmento a nível mundial não é?

Sua empresa também pode ser a número 1

A proposta de uma Consultoria de Marketing Digital é levar a sua empresa para o próximo nível, torná-la a número um para seus clientes.

Veja abaixo um comparativo de uma campanha de vendas criada por um consultor de marketing digital e de anúncios criados por uma agência tradicional.

Estratégia Utilizada Pelo Consultor de Marketing Digital

consultoria de marketing digital vs agencia

O Consultor de Marketing Digital desenvolve estratégias envolvendo sistemas de vendas e campanhas de vendas, que possibilitam a geração de vendas diárias.  Ele é contratado para desenvolver esta estratégia de acordo com o seu negócio, desta forma, mesmo depois da implantação, o sistema continua funcionando no automático e o consultor de marketing digital só será chamado para fazer atualizações e manutenções necessárias.

Você sempre terá cadastro de pessoas interessadas no seu produto/serviço, que de alguma forma você ajudou, seja com uma dica de como fazer algo através de um e-book, com alguma informação valiosa através de uma palestra ao vivo ou/e artigos semanais em seu blog. Esta pessoa já vê valor em você e na sua empresa, de alguma forma ela será recíproca, seja comprando algum produto/serviço ou dando algum feedback de como você pode melhorar.

Estratégia Utilizada Pela Agência Tradicional

agencia de marketing

Neste caso, as vendas só ocorrem quando a agência tradicional esta atuando, ela parou de atuar o sistema também para. A taxa de conversão é bem baixa, pois o relacionamento com o cliente não é prioridade. Está sempre buscando clientes novos. O custo deste modelo, inicialmente pode parecer viável, mas quando se analisa o ROI (return on investment) e o longo prazo, percebe-se o contrário. 

Passe para o próximo nível

Quero de alguma forma te ajudar a passar para o próximo nível!  Sei que, para uma pessoa que não está vivenciando a era do marketing 3.0 ou que não tem conhecimento de marketing no geral, existe uma dificuldade grande em dar o passo inicial, e é isso que escuto meus clientes falarem: eu sei sobre meu produto, minha empresa e meus clientes, mas de marketing digital não sei nada!

Você deve ter navegado por meu site e lido que minha missão é analisar e encontrar a melhor estratégia de marketing digital para ajudar pequenas e médias empresas a venderem mais pela internet.

Eu inicio minha missão com meu cliente fazendo a análise de presença online de sua empresa, aponto tudo que esta certo, errado e o que pode melhorar.  Faço a apresentação desta análise via Skype. Desta forma, mostro uma diretriz de como iniciar o processo de melhoria em marketing digital. Esta análise por enquanto é gratuita e você pode solicitá-la através deste link.

Esta será a minha contribuição para você! Muitas pessoas dizem que sou louca por fazer a análise de presença online gratuita, pois tem consultores que cobram até R$ 3.000,00 para fazê-la; de fato tenho certo trabalho para realizá-la além da dedicação de tempo, no entanto enquanto eu achar viável farei desta forma.

Conclusão

Neste artigo você pôde comparar como o Consultor de Marketing Digital e agência tradicional atuam, com isso, pode tirar suas conclusões do que é mais viável para sua empresa neste momento, se inovar ou manter as estratégias tradicionais.

E também ofereci a oportunidade de uma análise de presença online gratuita de sua empresa.

Se você gostou ou tem algo a adicionar deixe seu comentário abaixo. Democracia sempre.


Viviane Casanova

Sou Viviane Casanova, trabalho com comunicação e publicidade há 14 anos. Sou graduada em Relações Públicas e Expert em Vendas Online.

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