Aprenda em 4 passos analisar o seu site e entender o porque ele não vende
01 set 2016

Aprenda em 4 passos analisar o seu site e entender o porque ele não vende

Muitos empresários me contatam indignados, pois não sabem o que ocorre com seus sites, o problema é que eles tem muitos acessos, mas não conseguem converter estes acessos em vendas, muitos até fazem anúncios pagos no Google Adwords ou no Facebook e conseguem curtidas e seguidores, no entanto venda é muito pouco. Eu sempre explico que existem muitas possibilidades para isso ocorrer, quando os acessos são orgânicos, por exemplo, o problema pode ser dois: a palavra chave indexada pode estar errada ou a sua oferta não esta boa o suficiente.

Mais do que nunca, fazer um site pensando totalmente no usuário nunca foi tão importante e a maioria dos sites estão totalmente em desacordo com as diretrizes do Google.  Neste artigo vou ensinar como você pode entender melhor o seu cliente, saber como ele faz buscas nos sites de buscas, entender como o seu site é encontrado, quem são os seus concorrentes online e como o Google vê o seu site. Em outro artigo tratarei sobre a forma correta de fazer a oferta do seu produto e em um terceiro falarei como fazer anúncios de forma correta.

 

Como o cliente procura sua empresa no Google

 

A melhor maneira de conhecer o seu cliente é ouvindo, mas como estamos na era da internet, não é necessário gastar uma fortuna com pesquisas para traçar o perfil do seu público e saber o que ele quer, existe uma maneira bem mais econômica, aonde você vai apenas investir tempo.  Entenda melhor…

No Brasil, segundo uma matéria publicada pelo portal G1, 50 % das casas tem acesso à internet, “Dados de 2014 mostram que 36,8 milhões de lares já tinham conexão. Smartphone virou aparelho nº 1 para acessar internet no Brasil.” Se quiser poder ler a matéria completa clicando aqui. 

Portanto, tem tudo na internet, basta você procurar. Vou explicar melhor…

Digamos que você tem uma academia em São Paulo no Bairro Pinheiros. Basta você ir até o Google e fazer como na imagem abaixo.

academia em em pinheiros 2

 

Perceba que quando você coloca “academia em p” o próprio Google sugere “pinheiros”. Se usar esta sugestão e buscar por “academia pinheiros” e for até o rodapé, bem no final da página, perceberá que o Google mostra outas sugestões de buscas, veja na imagem.

 

academia em pinheiros

Esta é uma forma de você entender como os usuários procuram pelo seu negócio, você pode utilizar de estratégias de SEO local e trabalhar estas palavras-chave para levar pessoas realmente interessadas no seu serviço ou produto para o seu site.

No próximo tópico você vai descobrir como as pessoas chegam até o seu site.

 

Como sua empresa é encontrada na internet

 

Com base em diversas análises de presença online que fiz, esta sempre é a parte que mais me surpreende… É cada erro que encontro…

Infelizmente, a maior parte dos sites que existem hoje, principalmente os mais antigos, não possuem integração com o Google Analytics, portanto o empresário dono do site, não sabe quantos acessos o site tem e se tem algum contador, ele não sabe de onde vêm estes acessos, enfim não tem informação nenhuma para se basear.

Uma ferramenta que eu uso; e você também pode usar, para ter noção do que está acontecendo com o seu site é o  SEmrush, ele consegue mostrar diversas informações importantes, mesmo na versão gratuita.

Com ele é possível ver por quais palavras-chaves o seu site é encontrado e quem são os seus concorrentes online para cada palavra-chave. Veja no exemplo abaixo.

academia palavra-chave

Este é o site de uma academia, fica na cidade onde moro, perceba que o acesso via site de buscas no site é praticamente zero, o SEMrush não consegue nem contabilizar e observe as palavras-chave que o site está indexado nas buscas: fotos de xt e fotos da xt.

Xt é o nome de uma moto, e todas as pessoas que procuram por foto desta moto, acabam “caindo” no site desta academia, ao acessar veem que não é o que procuram e saem, então ocorre dois problemas: tráfego não qualificado, a pessoa chega esperando ver a moto e vê que é uma academia , este é um dos motivos para ter acesso e não ter vendas e penalização pelo Google, pois ele entende que se o usuário vai até o seu site e sai rápido demais, não tem informação relevante e não merece aparecer nas buscas.

Se você colocar este site agora no SEMrush pode ser que não apareçam mais estas informações…

Vamos ver os concorrentes no próximo tópico…

 

Quem são seus concorrentes online

 

O próprio SEMrush, como falei anteriormente, mostra os concorrentes  para a palavra-chave indexada, vamos usar o exemplo da mesma academia e ver seus concorrentes online, veja a imagem abaixo.

 

concorrentes academia

Perceba, que nenhum concorrente apontado pela ferramenta é uma academia, é loja de moto,  carro, classificados e portal de noticias. Isso ocorre porque as palavras-chave indexadas não tem nada a ver com academia, isso faz com o que domínio não tenha relevância nenhuma.

Agora vamos para o quarto e último tópico… Será que o Google ama o seu site?

 

Como o site da sua empresa é visto pelo Google

 

O Google disponibiliza uma ferramenta para que você teste o seu site e saiba se ele precisa ou não ser melhorado, digo que 90% dos sites, que já analisei até agora precisam de melhorias na estrutura da programação e na diminuição do tamanho da imagem. Esta ferramenta é o PageSpeed Insights . Você pode acessá-la clicando aqui.

Há pouco tempo o Google parou de “dar importância” para sites que não são adaptados para celulares e tablets, ele leva em consideração que o numero de acessos à internet pelo celular está cada vez maior, o site de uma cliente minha no segmento de pintura, os acessos via celular já correspondem a 50%. Portanto, se o seu site ainda não se adapta a dispositivos móveis ele está por fora e será odiado pelo Google….

O bom do PageSpeed Insights é que ele mostra tudo que precisa melhorar tanto para a versão mobile quanto para desktop. Veja o exemplo do site da academia.

 

google speed mobile google speed desktop

 

Perceba que a versão mobile tem muito mais erros do que a versão desktop, veja as recomendações de correções que o Google dá dentro do quadro com bordas vermelha.

Agora que você já sabe quais erros corrigir no seu site, para que ele fique dentro das diretrizes do Google é só mandar estas informações para o seu programador.

Concluindo

 

Com estes quatro passos você aprendeu:

  • Como o cliente faz buscas no Google
  • Como sua empresa é encontrada
  • Quem são seus concorrentes online
  • Como o site da sua empresa é visto pelo Google

Agora é colocar a mão na massa e desenvolver estratégias para alavancar o seu site, aumentar os acessos de pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço e aumentar as vendas online. Mas se você não sabe como criar e implantar estratégias de marketing online para reverter à situação do seu site e aumentar as vendas através da internet, você pode pedir a minha ajuda, e eu pessoalmente criarei estas estratégias para você, é só você clicar aqui e me contatar.

Deixe o seu cometário ou sua dúvida abaixo…


Viviane Casanova

Sou Viviane Casanova, trabalho com comunicação e publicidade há 14 anos. Sou graduada em Relações Públicas e Expert em Vendas Online.

Observações

  1. Nossa… Achei muito interessante.

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