5 motivos para a pequena empresa  investir em marketing de conteúdo
13 jan 2016

5 motivos para a pequena empresa investir em marketing de conteúdo

O pequeno empresário esta competindo com as grandes empresas, que fazem propagandas em massa, ganha autoridade “instantânea” e acaba de certa forma ocultando a pequena empresa.

Para evitar ser “engolida” e criar autoridade diante de seu público alvo, a pequena empresa deve criar um canal de comunicação com seus clientes oferecendo informação útil, criar valor para sua marca, só assim será vista com outros olhos.

Este é o Marketing de Conteúdo, uma estratégia um tanto complicada utilizada para criar autoridade e atrair o consumidor desejado.

O Marketing de Conteúdo é, segundo a wikipedia.org, “…qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes…”, tudo isso com um simples objetivo: levar o cliente até o seu site e gerar vendas.

Se você esta pensando: “Mas eu não sou um escritor, como vou fazer isso?”, te entendo perfeitamente… No entanto os cinco motivos abaixo vão te motivar a se tornar um escritor ou a procurar uma consultoria especializada.

1 – Aumenta a percepção da marca

Se você quer ser o numero 1 na cabeça do seu cliente, quando se tratar do seu nicho de mercado, crie o hábito da disciplina, publique seus artigos constantemente com dia da semana e hora marcados, assim você terá seguidores. Este é um ingrediente importantíssimo para o marketing de conteúdo.

2 – Cria autoridade e o cliente irá te enxergar como um especialista de confiança

Se você busca na internet por “eletricista residencial em…(sua cidade)” e deparar com o site de um eletricista que tem um site e dá dicas de como conservar a fiação da sua casa para evitar curto circuito, como manter os interruptores limpos, ou qualquer outra dica que realmente seja útil ele não vai te impressionar? Mas se encontrar outro site de eletricista que somente divulga seus serviços prestados, quem você vai escolher? Eu escolheria o primeiro!

3 – Encoraja seu cliente a agir

É natural do ser humano procrastinar, em especial quando precisa gastar dinheiro ou tempo.  Porem, se o cliente recebe informações claras que respondem às suas dúvidas, vê uma história que pode se relacionar isso o motiva a comprar. Portanto, é muito importante produzir um conteúdo que oriente através da tríade – conscientização, avaliação e compra – o que resultará em mais vendas.

4- Conteúdo que é compartilhado traz o cliente até a sua porta

Seu conteúdo deve ser tão bom, resolver tão bem o problema do seu cliente a ponto de ele compartilhar nas redes sociais o seu link recomendando a leitura para seus amigos. É comprovado cientificamente que quando um amigo recomenda algo a chance de comprar é muito maior. Quantas vezes você recorreu a um amigo e pediu recomendação de um produto ou serviço? Eu muitas vezes!

Crie um fluxo constante de novos artigos no seu site, com variedade de temas que resolvam diversos problemas do seu cliente. Esta atitude vai gerar muitos acessos para o seu site, fãs nas mídias sociais, tudo isso através das pesquisas em sites de buscas. Antes de fazer o seu artigo, utilize o Google Planner para descobrir e planejar quais palavras chaves deve usar. Esta precaução vai levar mais clientes ao seu site do que para o site do seu concorrente. Veja outro artigo que escrevei falando como usar esta ferramenta, clique aqui.

5- Mantém seu site atualizado

Ter um planejamento de conteúdo e um cronograma de publicação de artigos é essencial para um marketing de conteúdo de sucesso. Hoje a internet é a conselheira numero 1 dos consumidores, ela que os ajuda a tomar as decisões de compras. Sendo assim, o seu site é a primeira impressão que o seu cliente tem da sua empresa, se ele esta desatualizado e estagnado no tempo, com certeza não passará uma imagem boa, e infelizmente, a primeira impressão é a que fica (meio clichê isso, mas é a verdade), e para mudar está imagem é muito difícil, porque o cliente não volta.

O consumidor indeciso pesquisa muito para verificar a presença online da empresa, ele acessa o seu site, depois vai para o Facebook, Instagram, YouTube e o que mais encontrar. Quando ele volta para o site da empresa e vê informação nova e relevante, ele tem uma experiência melhor, isso passa credibilidade e profissionalismo, mostra que a empresa se preocupa em ajudar o cliente a resolver seus problemas. Afinal, todo mundo compra algo porque tem algum problema para solucionar. É importante ser sempre o facilitador.

Consegui te convencer? Deixe seu comentário abaixo! 🙂


Viviane Casanova

Sou Viviane Casanova, trabalho com comunicação e publicidade há 14 anos. Sou graduada em Relações Públicas e Expert em Vendas Online.

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